OS DANOS CAUSADOS PELA SAÚVA ASSUSTAM A MAIS DE CEM ANOS.



   A. de Saint-Hilaire



Auguste François Cesar Prouvençal de Saint-Hilaire nasceu em 1779 na cidade de Orléans na França. Chegou ao Brasil em 1816. para realizar seus estudos sobre a flora local, permanecendo aqui até 1822.


Percorreu o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Conheceu as nascentes do Jequitinhonha e do São Francisco. Fez observações sensíveis e minuciosas sobre a natureza o solo, à época praticamente intocada pela civilização. Também recolhia informações sobre o uso que os brasileiros faziam das plantas na medicina e alimentação.

Autor de varias obras relatando a flora brasileira, apesar de reconhecido internacionalmente o que o imortalizou no Brasil foi sua observação sobre a Saúva.

Impressionado com a quantidade de sauveiros e o dano causado pela saúva concluiu:

"Ou o Brasil acaba com a saúvaou a saúva acaba com o Brasil" foi uma das mais brilhantes e "proféticas" conclusões de seus estudos como botânico. Isso há mais de um século e meio.

Esse relato partiu da observação das matas brasileiras com o ecossistema equilibrado. O que diria agora sobre a saúva vendo grande parte do solo que visitou coberto por monocultura?





VIDA LONGA DA RAINHA DO SAUVEIRO



As formigas cortadeiras são formigas que utilizam vegetais para cultivar o fungo do qual se alimentam. São insetos da família Formicidae (que reúne todas as formigas) e pertencem à subfamília Myrmicinae - Tribo Attini.


As formigas cortadeiras pertencem a dois gêneros cultivadoras de fungos: as do gênero Atta (saúvas) e as do gênero Acromyrmex (quenquéns).


O que impressiona é que existe relatos da presença das formigas coabitando a terra com os dinossauros.


A sobrevivência desses pequenos insetos devido a tamanha facilidade de adaptação e a longevidade de algumas castas dentro do formigueiro.


Os estudos relatam que rainha de uma sauveiro vive mais de 22 anos, em sua existência fica sempre protegida mas panelas mais profundas e só se alimenta de fungos cultivados nos jardins do formigueiro.


Caso no dia do nascimento de seu filho, você vê iniciando em sua horta um sauveiro, cuidado, apesar de poético o trabalho de formiguinhas quando seu filho estiver engatinhando o problema será maior que ele.


E, quando seu filho atingir a maioridade, estando com 1,8 m de altura assumindo a lida diária do pai, herdará um sauveiro comandada por uma rainha mais velha que ele.


E, ainda se em um momento de ira jovial ele resolva passar o trator por cima varias vezes muito provavelmente ele conseguirá apenas estragar as bocas dos olheiros e todos os canteiros, é só aguardar que ela volta a reinar na horta.